
Ao contrário das cidades-sede dos Jogos Olímpicos anteriores, Paris não optou por um grande projeto transformador, comparado com os projetos faraônicos do passado e tem como objetivo ser o mais sustentável da história, onde 95% dos locais serão instalações que já existiam e serão desmontadas para reutilização após os Jogos.
O Centro Aquático o único edifício novo permanente construído para Paris 2024, supera as exigências ambientais, trata-se de um complexo esportivo moderno e inovador. A estrutura principal do edifício é feita de madeira, assim como o impressionante telhado, dobrando a porcentagem mínima necessária de materiais de origem biológica.

Com capacidade para 5.000 espectadores foi montado como um conjunto de lego, em torno de uma piscina de competição inovadora, modular e multifuncional. Além das propriedades isolantes da madeira que reduz o consumo de energia, o Centro Aquático possui um sistema de energia inteligente, onde 90% da energia necessária pode ser fornecida com energia renovável ou recuperada. O edifício conta com um telhado solar que vai fornecer 20% de toda a produção de eletricidade necessária para o local e as cadeiras de tribuna são feitas de plástico 100% reciclado.
A construção em madeira trás leveza e beleza, diminuindo a necessidade de acabamento extra, trazendo benefícios práticos e estéticos, como a drástica diminuição do uso de drywall.
