Madeira Pinus: cuidados e vantagens.

Plantação de pinus. Foto Pexels / Lauri Poldre
Plantação de pinus. Foto Pexels / Lauri Poldre

De grande importância para o setor florestal brasileiro, de fácil plantio e crescimento rápido, a árvore pinus agrega valor para o pequeno produtor, como também para vários seguimentos da indústria, como a laminação, papel celulose, serraria, construção de móveis  e geração de energia.

Nativa do hemisfério norte, chegou no Brasil nos anos 70. Originária do pinheiro é cultivada no sul e sudeste brasileiro, onde encontrou condições climáticas propícias para o seu plantio e desenvolvimento.

O constante crescimento do plantio no Brasil, aumentou muito a oferta deste madeira no mercado, deixando o preço dela muito atrativa. Estima-se que o pinus auto clavado represente atualmente mais de 30% de toda madeira produzida no Brasil, são mais de 1,5 milhão de hectares de plantações legalizadas no país.

O pinus é um madeira considerada eco-friendly, pois é oriundo de reflorestamento. Por ter um rápido crescimento é usada em áreas degradadas, é considerada um material renovável, sendo uma boa opção para os projetos sustentáveis.

Devido ao seu custo-benefício, leveza e durabilidade, cada vez mais se utiliza o pinus auto clavado. Utilizado no mundo todo, é muito indicado como matéria-prima para a fabricação de móveis, cercas, decks, bancos, painéis, paredes e até mesmo casas pré-fabricadas.

A auto clavagem é um processo industrial, onde a madeira recebe um tratamento, que faz dela uma madeira muito resistente. Neste processo a madeira é submetida a um sistema de vácuo, onde é feita a aplicação de produtos, conhecidos como solução preservativa, através de alta pressão para que se incorpore na matéria-prima.

Esse procedimento protege o pinus de agentes biológicos, entre eles o ataque de pragas tipo fungos e insetos como o tão indesejado cupim. O tratamento também evita que a água e o solo, provoquem danos estruturais ao longo do tempo, e que o material perca as suas características ao ser pintado, revestido ou manuseado.

Mobílias feitas de pinus.
Mobílias feitas de pinus.

O pinus é uma madeira de baixa densidade, e a sua coloração clara com veios escuros é uma boa opção para a fabricação de móveis, que normalmente apresentam uma  estética rústica, combinando com vários estilos de decoração. A aplicação de vernizes em diversas tonalidades além de proteger a madeira pode trazer tonalidades terrosas que harmonizam com ambientes aconchegantes e rústicos e dá um toque de sofisticação, quando usada em tons claros.

Segundo o arquiteto Fernando Villaça da Marcenaria Ensaios e Modelos, “Além de ser ecologicamente correto, gerando menos impacto ambiental, esse material vem conquistando um público bastante exigente, que busca por um conceito mais sustentável, rústico e barato”.

A madeira pinus recebendo a manutenção adequada, pode durar até meio século. Alguns cuidados são necessários para evitar fungos e cupins, para isto é necessário tratá-la com técnicas e produtos específicos. Evite soluções abrasivas e o contato direto com o sol, para aumentar sua vida útil.

Fungicidas e impermeabilizantes são os mais indicados para o tratamento desta madeira, principalmente em ambientes externos para evitar o apodrecimento. Existem vários produtos com a finalidade de impermeabilizar a madeira pinus, como vernizes, óleo queimado, óleos de noz, tungue ou linhaça.