
Ipê amarelo, um símbolo nacional de força e beleza.
Por suas flores exuberantes, assim como pela sua forma elegante, o Ipê Amarelo é a árvore mais conhecida e cultivada no Brasil, com várias espécies ele se encontra em diferentes ambientes de florestas e cerrado do Brasil.
O nome teve origem no tupi-guarani, significa “árvore de casca grossa” e sua beleza sempre chamou atenção de escritores, músicos, poetas e de até políticos. Em 1960 o então presidente Jânio Quadros, declarou o Pau-Brasil a Árvore Nacional e o Ipê amarelo a Flor Nacional.
O Ipê Amarelo possui uma madeira incorruptível e indefinidamente durável, que lhe confere o símbolo de força e resistência, há anos vem sendo adorado, tanto pela sua excelente qualidade da madeira, como também por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais.

Pela resistência e durabilidade da sua madeira, por ser rica em óleos naturais que tem a capacidade de proteger o material do ataque de insetos e da infestação de fungos. Por ser extremamente denso e muito resistente ao fogo, o Ipê Amarelo sempre foi muito utilizado na construção, de vigas, estruturas de telhados e decks. Foi muito utilizado na construção de telhados das igrejas dos séculos XVII e XVIII, garantindo que estas estruturas não se perdessem com o tempo.
Por ser extremamente rígido, o ipê é muito utilizado para revestimento de fechadas, construção de telhados, coberturas de casas e na construção de portas e janelas.
Considerado uma madeiras nobre,de tonalidade clara levemente amendoada e que permite um acabamento impecável, é utilizada também na construção de móveis que durarão a vida inteira, e combinarão com qualquer estilo de decoração, sendo ideais para áreas externas.
É importante lembrar que a madeira de ipê, assim como a de outras espécies de árvores nativas das florestas brasileiras, deve ser devidamente certificada, garantindo que sua origem não venha de desmatamentos ilegais, e não contribua para a extinção das florestas e das espécies animais que nelas habitam.