
Conhecida com o pinheiro brasileiro, a Araucária é uma formação florestal do bioma Mata Atlântica, espalhadas pelos estados do Sul e Sudeste do Brasil, principalmente nos planaltos e regiões mais frias. Pode chegar até 50 metros e chega a viver até 700 anos.
Sua copa característica se destaca na paisagem, com um formato de taça na copa quando adultas, que confere à floresta toda sua beleza e imponência, em especial no inverno, quando as outras espécies normalmente perdem suas folhas e enfeiam. Possui uma grande importância com diversos seres vivos, tanto para nidificação de pequenas aves, quanto alimento e eventualmente dispersão de sementes.
A Araucária é uma das espécies mais antigas da flora brasileira, está presente no planeta há milhões de anos, já foram encontrados fósseis da árvore junto a fósseis de dinossauros, indicando a sua presença desde a era mesozóica.
Chamada pelos povos indígenas de Curi, deu origem ao nome da cidade de Curitiba, que significa lugar com muitas araucárias, segundo o dicionário tupi-guarani. A colheita do pinhão já era feita pelos indígenas e até hoje é muito apreciada depois de cozida ou assada, sendo uma fonte de renda para muitas famílias e alimento muito importante para a fauna nativa.
A partir do século XX foi excessivamente explorada, por causa da qualidade da madeira, leve e sem falhas, figurando nas décadas de 1950 e 1960 no topo da lista das exportações brasileiras. A derrubada das árvores de Araucária para a criação de áreas agrícolas e reflorestamentos de espécies exóticas, foi outro fator que contribuiu para hoje restarem menos de 3% de sua área original e a espécie está à beira da extinção.
A araucária é um símbolo de resistência na luta pela conservação da biodiversidade. Mas felizmente ainda resta esperança, como pode ser constatado no trabalho feito junto ao Parque Nacional das Araucárias e na Estação Ecológica da Mata Preta, onde a espécie encontra um dos últimos remanescentes nativos vivendo em seu habitat original.
A importância social e ambiental da espécie é enorme, é uma espécie com grande potencial para ser utilizada no Plano Nacional de Plantio de Árvores, nas regiões com clima temperado, é uma espécie que concilia produção de alimentos, geração de renda com recuperação ambiental.
A Araucária é uma planta de decoração muito conhecida e desejada por suas folhas que deixam o ambiente lindo, é necessário o corte correto, para o pinheiro não crescer muito alto, e é muito fácil de manter e confortável para viver, nas proporções certas em ambientes amplos e iluminados, trazem um pedaço da natureza para os espaços fechados.
No site horta em casa você vai encontrar dicas de cuidados e de como plantar uma Araucária e trazer esta linda árvore para o seu cotidiano. (https://www.hortaemcasa.info/como-plantar-araucaria/)