
Art Déco vem do termo Arts Décoratifs em português Artes decorativas, é um estilo marcante dos anos 1920, que surgiu na Europa e teve seu marco na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925.
O movimento Art Déco teve grande influência nas artes, arquitetura, design de interiores, design gráfico, escultura, pintura entre outras expressões artísticas, combinando o moderno com elementos tradicionais.
Na arquitetura caracterizou com o uso de linhas retas e circulares, formas geométricas com temas comuns, principalmente de animais, de mulheres e o design abstrato, incorporando materiais como concreto e aço inoxidável. Teve presença marcante na arquitetura, deixando sua marca em construções espalhadas pelo mundo. O seu ápice na arquitetura foi nos grandes edifícios dos Estados Unidos, para citar alguns exemplos o Edifício Chrysler, o Empire State e o Rockfeller Center, todos na cidade de Nova York, se destacando no skyline da cidade até os dias de hoje.

As cidades brasileiras nas décadas de 1930 e 1940, foram marcadas pela arquitetura de tendências art déco, surgindo com frequência em teatros, estações ferroviárias, obras públicas e arranha céus nas grandes cidades, sendo a cidade do Rio de Janeiro a capital federal na época, uma das cidades mais impactadas pelo movimento no Brasil.
No Brasil, a linguagem déco na arquitetura buscava passar uma noção de modernidade vinculada a programas novos, criando a percepção de um Estado que se modernizava e expandia e levando as suas capitais à condição de metrópoles.
Os primeiros exemplos surgiram no Brasil no final da década de 1920, onde a elite brasileira procurava transformar as cidades em polos econômicos e do pensamento intelectual, através de uma linguagem acessível às elites, classes médias e populares, a partir de construções de maior porte, conquistando o gosto popular e disseminando-se em grandes e pequenas residências e em prédios comerciais.

O Art Déco teve forte presencia na arquitetura brasileira espalhada por todo o pais. Na cidade do Rio de Janeiro, a Central do Brasil, o Teatro Carlos Gomes e o Cristo Redentor, do escultor francês Paul Landowski, umas das esculturas de Art Decó mais conhecidas no mundo e provavelmente a maior, são algumas edificações que fazem parte da paisagem carioca.
Na Cidade de São Paulo, o viaduto do Chá, o Farol Santander e o Estádio do Pacaembu, são presenças marcantes na capital paulista, assim como o Elevador Lacerda para Salvador e a Estação Ferroviária de Goiâna na região central do Brasil.

