Árvores em Extinção

As espécies de árvores mais ameaçadas de extinção no Brasil.

Jacarandá da Bahia está entre as árvores brasileiras mais ameaçadas de extinção. Foto Pexels / Magda Ehlers
Jacarandá da Bahia está entre as árvores brasileiras mais ameaçadas de extinção. Foto Pexels / Magda Ehlers

 

As árvores são consideradas essenciais para equilibrar os ecossistemas e combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. O uso indiscriminado dos recursos naturais, está levando várias espécies a risco de extinção, e o Brasil lidera o ranking global com mais de 1.500 espécies correndo risco.

De acordo com o relatório “State of the World ‘s Trees”, 17.500 espécies de árvores – cerca de 30% do total – estão em risco de extinção. O número de espécies de árvores ameaçadas é o dobro do número de mamíferos, aves, anfíbios e répteis ameaçados em conjunto.

Entre as 5 espécies de árvores mais ameaçadas no Brasil estão:

ARAUCÁRIA – Conhecido com o Pinheiro do Paraná, tem sua altura variável de 20 a 50 metros, encontrada atualmente com maior relevância na região sul do Brasil, já esteve presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais onde acabou cedendo espaço principalmente para a agricultura. Hoje resta 1% da área original.

PAU-BRASIL – É uma madeira dura, compacta de  grande resistência e tem um corante vermelho  muito utilizado na indústria têxtil. Por ter sido  explorada desde o século XVI pelos portugueses, nunca conseguiu se recuperar e hoje resta muito pouco nas áreas naturais.

MOGNO – Nativa da Amazônia, principalmente no sul do Pará. Com alta estabilidade, durabilidade, e qualidade, é muito utilizada na construção de móveis nobres de alto custo. Foi também muito explorada e corre risco de extinção.  Desde 2001 está proibida a sua comercialização pelo IBAMA.

JACARANDÁ DA BAHIA – Presente na Mata Atlântica nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, é também muito utilizada na fabricação de móveis de luxo e na confecção de instrumentos musicais. Hoje tem sua exploração regulamentada.

CEDRO ROSA – Está presente principalmente nas florestas semidecíduas e pluvial atlântica do Rio Grande do Sul até Minas Gerais. O Cedro Rosa possui uma madeira macia e muito durável em ambientes secos. Utilizada em vários processos da indústria, como na marcenaria e na produção de molduras para quadros e considerada uma espécie vulnerável. Também está nas lista de espécies em extinção no Brasil.