As árvores protegidas por lei que não podem ser cortadas.

 

Árvore do Pau Brasil / Foto – IBAMA

Árvore do Pau Brasil / Foto – IBAMA

 

No Brasil existem árvores que são protegidas por lei e não podem ser derrubadas. Algumas espécies são imunes ao corte segundo a Lei nº 12.651/2012, conhecida como o Novo Código Florestal, que estabelece regras para a proteção da vegetação nativa em todo o território nacional, prescrevendo regras e restrições para o corte e utilização dessas árvores, assegurando sua preservação e a sustentabilidade dos recursos naturais.

Estas árvores possuem um papel essencial na preservação da biodiversidade, manutenção dos ecossistemas e contribuem para a regulação do clima e melhoria da qualidade do ar e da água.

O corte de árvores protegidas por lei é um crime ambiental, podendo acarretar em multas ou penalidades mais graves, como detenção. Apesar disto a falta de fiscalização e a pressão de atividades econômicas como a agricultura e a pecuária, não estão garantindo sua preservação.

Entre as espécies protegidas estão o pau-brasil, a peroba-rosa, o jacarandá-da-bahia, o ipê-amarelo, o jequitibá-rosa, a castanheira, a seringueira, o mogno e o jatobá.

É muito importante a conscientização das árvores imunes ao corte e a adoção de práticas mais responsáveis, para defender essas espécies e construir um futuro mais sustentável.

A preocupação com o meio ambiente, e da origem da madeira usada na fabricação de nossos móveis, é um compromisso ético da Marcenaria Ensaios e Modelos. O respeito com a floresta e comunidades locais, fazem parte da filosofia da empresa.

Iniciar conversa
💬 Podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?