
Ter um animal de estimação é um desejo de muitos brasileiros, e para este convívio seja harmonioso com o seu amiguinho é preciso criar um ambiente pet friendly no seu lar, para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet e uma melhor convivência entre ele e seu tutor.
Em primeiro lugar, escolha o seu pet de acordo com o espaço disponível, um gato ou um cachorro de pequeno porte, é ideal para quem mora em um apartamento pequeno, já quem conta com um quintal grande, pode ter um cachorro de porte maior.
É preciso definir um cantinho para o seu pet, um espaço aconchegante e confortável, onde ele vai se sentir seguro e atenda suas necessidades. Separe um cantinho exclusivo para ele, seja um cachorro, um gato ou outro animal.
Ao definir o espaço, leve em conta que seu pet vai precisar de um espaço para descansar e fazer suas necessidades. Conhecer os hábitos e personalidade do pet vai ajudar muito, gatos tem hábitos diferentes de cachorros, e raças de cachorros tem diferentes comportamentos e necessidades. Animais pequenos podem ocupar aquele cantinho vazio da sua casa, o que não vai acontecer com animais maiores. Procure um espaço de fácil limpeza como sacadas, áreas gourmets e lavanderias.
Um cuidado que muitas pessoas não levam em conta é o piso. Pisos lisos não são adequados para os pets, principalmente para os cachorros, com o tempo podem causar lesões nas articulações. Opte por pisos que sejam fáceis de limpar, que não absorvem a urina dos animais.
Alguns itens são indispensáveis no espaço do seu pet. Um local para descansar vai precisar de uma caminha ou de uma casinha, dependendo do seu animal de estimação um tapete pode ser o suficiente. Manter alguns brinquedos neste espaço vai ajudar ele se manter ativo e ter uma vida mais saudável.

Facilite o acesso a água e comida, potes de ração e de água precisam estar sempre disponíveis, não precisam estar na área de descanso, mas de preferência próxima a ela. Ao contrário do local de fazer as necessidades, que precisam estar distantes da comida e do local de descanso. Caso você não tenha uma área externa, existe tapete higiênico que pode ser uma boa opção para cachorros, a caixa de areia é a principal recomendação para os gatos.
Para garantir a boa saúde e segurança é preciso de alguns cuidados: Produtos químicos devem ficar longe do alcance dos pets, fique atento as plantas tóxicas e a fios e cabos elétricos, principalmente quando os pets forem filhotes. Os filhotes tem o hábito de roer tudo que vêem pela frente e mantenha o espaço sempre limpo.
Espaços diferenciados para cada animal é muito importante, tamanhos e hábitos diferentes, precisam de espaços e estruturas diferentes. Móveis planejados vão definir os tamanhos e acabamentos necessários, otimizar espaços e manter a estética do ambiente harmoniosa.