
Existem vários estilos de decoração, que vão do Rústico ao moderno, do Clássico ao industrial, do minimalista ao romântico. Algumas pessoas optam por manter toda a casa no mesmo estilo, outras procuram quebrar a monotonia, misturando estilos diferentes dando um toque de ousadia aos ambientes.
Misturar estilos diferentes de decoração, pode resultar em ambientes originais com mais personalidade. Mas é necessário bom censo e coerência, para manter uma harmonia e evitar os excessos.
Escolher um estilo predominante e complementar a decoração com detalhes de outra tendência, é uma maneira de manter ambiente harmônico, mesmo com diferentes referências decorativas. Cores e texturas podem ajudar na conexão das peças de diferentes estilos, uma paleta de cores restrita, vai harmonizar o ambiente e destacar os elementos decorativos.
Uma das principais características de misturar estilos está no contraste entre eles, procure misturar formas orgânicas com linhas retas, o novo com o antigo, formas simples com formas super elaboradas. Procure estilos que se complementem que conversem entre si, como o antigo com o clean, o clássico com o contemporâneo, o industrial com o rústico, e tome cuidado para não misturar estilos muito marcantes como por exemplo o kitsch e o oriental, o excesso de informações vai causar uma poluição visual no ambiente, criando espaços pesados.
Fique atento as proporções, cada móvel precisa ter seu devido lugar e respiro para ficar perfeito, evitando que fiquem perdidos ou deixem o espaço sobrecarregado e desconfortável.
Você pode ter em sua casa diferentes ambientes com diferentes estilos, não esquecendo da continuidade e harmonia entre os ambientes da casa, principalmente se houver uma ligação entre eles.
Uma forma de não errar na mistura de estilos, é manter a base da decoração neutra, opte por cores neutras nas paredes, piso e grandes superfícies como sofás e armários. A opção por móveis planejados na base da decoração, vai trazer maior uniformidade, deixar os ambientes mais harmônicos, e assegurar as proporções corretas entre cada elemento.