
Com origem na arquitetura árabe o muxarabi ou muxarabiê, é uma espécie de painel de madeira em forma de treliça, que resulta numa estrutura vazada que permite a ventilação e a entrada parcial da luz natural no ambiente.
O muxarabi está presente na arquitetura árabe desde o século XIV, inicialmente criado para manter a água de beber fresca, criando sombra sem bloquear a passagem do ar, passou a ser utilizada como fechamento de portas e balcões, sendo associada a refrescar pessoas e favorecer a sua privacidade, sendo com frequência introduzido para proteger as mulheres dos olhares de estranhos, privilegiando a visão de dentro para fora e dificultando a visão de fora para dentro.
Trazida pelos colonizadores portugueses de origem árabe para o Brasil, foi muito utilizada durante todo o período colonial, e faz parte dos projetos de arquitetura e design de interiores até hoje, inspirando a elaboração dos cobogós, inventado no Brasil durante o século XX, inicialmente produzido em concreto e atualmente encontrado em diversos materiais, entre eles cerâmica, vidro e madeira.
Utilizado de diversas formas nas áreas externas ou internas, além de ter uma estrutura vazada com um belo desenho, aumenta a privacidade permitindo que alguns ambientes fiquem menos expostos a visão externa. Outra vantagem do muxarabi é impedir o excesso da luz solar e favorecer a ventilação, proporcionando um ambiente mais fresco e uma temperatura estável.
O muxarabi é uma solução arquitetônica sustentável, por permitir controlar questões naturais gastando menos energia, amenizando o calor e reduzindo a necessidade de uso de aparelhos, reduzindo o custos de energia no imóvel, ao eximir muitas vezes o uso do ar condicionado e da luz elétrica.

Ele pode ser utilizado na área externa como varandas e sacadas contendo parte da luz solar, substituindo paredes fazendo parte da fachada do imóvel e também utiliza-lo como biombos em quintais e jardins externos. Neste caso é necessário ter cuidado de não o expor demasiadamente ao clima e evitar o contato com a água, e aplicar verniz para que a estrutura se mantenha conservada.
Atualmente o muxarabi é muito utilizado nas áreas internas, como divisória de ambientes, delimitando áreas de maneira suave sem bloquear totalmente a luz. Também pode estar presente em portas ou diretamente nas paredes como elemento decorativo ou suporte de jardins verticais.
O muxarabi também está presente no fechamento da mobília, no acabamento de portas, gavetas e estruturas, de móveis como racks, aparadores, buffets e cômodas. Além de proporcionar um belo acabamento, reduz o excesso de calor dentro dos compartimentos, permite por exemplo, que o ar aquecido por aparelhos eletrônicos ligados saia, nos armários e guarda-roupas ajuda a manter as roupas ventiladas.
A Marcenaria Ensaios e Modelos está a sua disposição para orçar e executar móveis, painéis e divisórias com a utilização de muxarabi. Temos mais de trinta anos finalizando projetos, em parceria com arquitetos e designers de interiores, sob o comando e supervisão do arquiteto Fernando Villaça.