
É preciso ter alguns cuidados, na hora de definir os móveis para a sua casa de praia. No litoral, tudo sofre o efeito da umidade e da maresia, que é uma névoa de água e sal. Juntos, estes dois fatores são os principais inimigos da conservação dos móveis.
É importante investir em móveis que sejam resistentes, levar os móveis usados da sua casa onde você reside para esse local, não é recomendado, porque os móveis para a praia precisam ser mais resistentes, para suportar a maresia, o sal e a umidade.
Opte por materiais que sejam resistentes aos efeitos nocivos da maresia. Evitar móveis feitos de ferro, eles oxidam com mais facilidade. Escolha mobiliários em madeira maciça, alvenaria, alumínio, plástico e inox, eles são uma ótima opção para uma casa de praia.
A madeira é um material muito versátil, com diferentes funcionalidades, durável e resistente à maresia. Por ser um material natural é uma boa alternativa, possui um visual clássico e rústico, que se integra muito bem ao ambiente praiano.

Madeiras maciças como a Cumaru, Tatajuba, Muiracatiara e a Massaranduba, são materiais em seu estado mais puro, sólidas, muito resistentes e sem adição de fibras sintéticas. Perfeitas para quem quer apreciar as características naturais da madeira.
As madeiras de reflorestamento são opções mais sustentáveis, sua procedência é de árvores replantadas, não são originárias do desmatamento. Normalmente passam pelo processo de autoclave, no qual recebem preservantes, o que aumenta sua resistência e durabilidade, costumam ter um excelente custo-benefício. O Cedro, a Teca, o Jatobá, o Eucalipto Tratado e o Pinus, são as opções recomendadas pela Marcenaria Ensaios e Modelos.
É sempre bom enfatizar que a madeira é um material natural, que quando em contato com a maresia pode ser danificado, apresentando um aspecto desagradável. É preciso tomar alguns cuidados na sua manutenção, como uma limpeza constante e o uso de produtos capazes de revestir a madeira, como o verniz náutico, o óleo de peroba e o óleo de linhaça. A cera de carnaúba neutra e o polisten transparente, são outras opções, por serem substâncias que penetram diretamente nos poros da madeira.

Evite madeiras de baixa densidade, se optar por compensados, opte pelo compensado naval, que tem seu tratamento adequado para resistir a maresia. O revestimento, deve ser executado com produtos e técnicas adequadas, por profissionais experientes, que tenham total domínio do processo, como os marceneiros artesões da Marcenaria Ensaios e modelos.
Atenção nas ferragens e dobradiças de armários, mesas e cadeiras, invista em puxadores, dobradiças e corrediças que sejam de alumínio, metais de liga leve, ou em plásticos de alta densidade. Materiais metálicos, tendem a apresentar ferrugem com o passar do tempo.
Armários e gabinetes por ficarem muito tempo fechados é importante possuir saídas de ar, para ter uma maior circulação e evitar o mofo.