Bricolagem é um termo com origem no francês “bricòláge”, está relacionado ao conceito de DIY (Do It Yourself) “Faça você mesmo”. São atividades manuais, como pequenos reparos residenciais, fabricação de móveis e objetos de decoração, onde o próprio consumidor é responsável pela realização do trabalho, sem a necessidade de contratação de um profissional especializado.
A vantagem de fazer bricolagem é a garantia da sua autonomia, de aprender a consertar e construir sozinho. Para muitos é uma atividade prazerosa, além de economizar um bom dinheiro.
O conceito surgiu nos EUA na década de 1950, com a necessidade das pessoas resolverem pequenos reparos e manutenções em suas casas, devido ao encarecimento da mão de obra. Produtos fáceis de serem usados, cursos e manuais foram desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas interessadas em realizar as tarefas sozinhas, para isto basta que a pessoa tenha interesse e busque novos conhecimentos.
Uma das práticas mais comuns de bricolagem é a criação de móveis simples e na maioria das vezes baratos, como mesas, suportes de planta, prateleiras, porta-retratos, armários e bandejas por exemplo, sem muitas complicações e sem precisar gastar muito tempo na realização.
Realizar pequenos reparos ou pequenas reformas também é uma atividade de bricolagem, onde você pode utilizar toda sua criatividade para deixar os móveis ou objetos ainda mais bonitos.
Outra forma de bricolagem é a pintura, onde você pode redefinir um ambiente ou dar uma nova vida para móveis antigos ou que tenham uma má aparência, com cores atuais e criatividade, um móvel que você iria descartar pode se tornar um lindo item de decoração.
Para ser um bricoleiro, em primeiro lugar você vai precisar de um bom kit de ferramentas, alguns itens são Indispensáveis como: martelo, chave de fenda, chave Philips, grifo, alicate, furadeira, serra, pincel, rolo de pintura, colas, estilete, trena, lixa, pregos e parafusos, não esquecendo os equipamentos de segurança, que incluem luvas, máscara, óculos de proteção, entre outros. Tudo devidamente organizado em um caixa de ferramentas.
Entender e saber o máximo possível sobre cada produto, material ou ferramenta, é fundamental, não saia fazendo as coisas da sua cabeça, leia manuais e assista tutoriais, há muito material disponível na internet e vídeos no YouTube, que vão te ajudar muito, se possível pegue umas dicas com profissionais, amigos e especialistas.