As construções sustentáveis pelo mundo estão cada vez mais conectadas com as pessoas, mostrando que as construções de prédios e habitações, possuem um papel importante na transformação do Planeta.
Idealizada pelo canadense John Hardy e sua esposa, a americana Cynthia Hardy, a Green School em Bali, é reconhecida como a escolas mais verdes do mundo. Inspirada nas construções locais, a escola possui um formato de espiral, e a sua construção se utilizou da experiência e mão de obra local, no uso do bambu de grande abundancia na região, que é a base desta edificação, onde 99% dos materiais usados são naturais.
As edificações em forma de espiral torna os prédios naturalmente arejados, dispensando a utilização de aparelhos de ar-condicionado. Os prédios são alimentados por fontes de energia renováveis, como uma micro-hidrelétrica, energia solar e biodiesel. Toda a água é reciclada, os jardins são hortas e desenvolvem plantações de bambu e as apresenta para os plantadores locais.
A sua construção por ser de bambu, um elemento extremamente leve, não necessitou de equipamentos pesados, proporcionando uma economia de energia e CO². O prédio principal captura aproximadamente 267 toneladas de CO² por ano, se fosse de concreto iria emitir 1,188 toneladas de CO².
Uma selva, com árvores e plantas nativas, vivem em torno de jardins naturais, potencializado por fontes de energia alternativas, como as da serragem do próprio bambu para o aquecimento da água, e painéis solares e da energia provinda da água, através de uma espécie de moinho.
Projetos liderados pelos estudantes, possuem um importante impacto positivo no ecossistema local, onde já levaram à criação e instalação de novos sistemas de energia renovável implementados na escola.
Na Green School, além dos edifícios e mobiliário serem feitos de bambu, ela tem 80% da energia utilizada de fontes renováveis. Os sacos de lixos são de tecidos, as refeições são servidas em folhas de bananeira e os restos de alimentos vão para os animais.
A Green School possui uma linha pedagógica baseada no estudo do neo zelandês Alan Wagstaff, que propõe o aprendizado de forma integrada com quatro dimensões simultaneamente: emocional/social, espiritual, intelectual e sinestésica. Com uma metodologia especial, ensinam ecologia e sustentabilidade, através de exemplos de um escola de impacto ambiental quase zero.