MDF e MDP, qual a diferença e quando usar

MDF e MDP
MDF e MDP

 

O MDF e MDP, são desenvolvidos através de partículas prensadas, e apesar de terem um processo de fabricação parecidos, e serem extraídos geralmente do mesmo tipo de árvore, o pinus ou eucalipto, ambos possuem suas próprias características e vantagens.

O MDF é uma placa uniforme, fabricada a partir da prensa de fibras de madeira com resina sintética. Essas características permitem cortes em diferentes direções, dando mais liberdade para a fabricação de móveis, como a criação de peças arredondadas e acabamentos sofisticados.

No MDP as chapas são feitas com partículas de madeira prensadas, diferente das fibras usadas no MDF. Fabricadas em três camadas, uma mais grossa no miolo e duas mais finas na superfície, criam um material mais robusto e estruturado apesar de ser mais leve que o MDF.

O MDF e MDP contam com peculiaridades específicas, são utilizados de acordo com finalidades e objetivos diferentes. O MDP é mais indicado para projetos de linhas retas e planas, enquanto o MDF é mais adequado para projetos com acabamentos curvos.

O MDF é mais plano e liso, recebe melhor acabamentos com tinta, verniz e revestimentos. É mais maleável que o MDP, possibilitando móveis com designs diferenciados. Suporta menos peso e tem uma maior possibilidade de  expandir com a umidade. É recomendado para ambientes internos.

Por ser fabricado em camadas o MDP dificulta a corrosão e a expansão do material em ambientes úmidos. Suporta mais peso devido à sua forte estrutura de três camadas, é indicado para móveis de linhas retas e planas como mesas, balcões e armários.

A combinação de MDF e MDP no mesmo móvel, possibilita uma maior funcionalidade e inovação num design com qualidade superior. A aplicação dos dois materiais, você pode encontrar em um móvel com estrutura em MDP e acabamentos em MDF, um armário pode ter prateleiras em MDP para suportar mais peso, e as portas e gavetas em MDF com um acabamento diferenciado.

MDF

Vantagens

  1. Mais denso e uniforme, maior versatilidade.
  2. Maior facilidade de recorte, possibilitando móveis com designs diferenciados e sofisticados.
  3. Opções de laminados decorativos.
  4. Superfície lisa, recebe melhor a pintura.

Desvantagens

  1. Em ambientes úmidos e em contato com a água, pode estufar mais facilmente.
  2. Preço mais elevado.

MDP

Vantagens

  1. Aguenta mais peso.
  2. Mais resistente ao empenamento.
  3. Melhor resistência contra umidade.
  4. Mais leve e mais barato.

Desvantagens

  1. Dificuldade nos recortes em acabamentos diferenciados.
  2. Maior dificuldade na remoção e recolocação de novos parafusos.
  3. Maior dificuldade no desmonte e remontagem dos móveis.