Mobiliários ecológicos de Hugo França.

Parque do Ibirapuera – Foto / hugofranca.com.br
Parque do Ibirapuera – Foto / hugofranca.com.br

Todos os anos, centenas de árvores, algumas muito antigas, são perdidas em São Paulo, decorrente de temporais, ventanias e outros motivos, elas são levadas geralmente para aterros, onde permanecem esquecidas.

Em 2010 a Prefeitura de São Paulo lançou o Programa Municipal Mobiliário Ecológico, onde estas árvores são reaproveitadas na confecção de bancos, brinquedos para playground, totens, mini viveiros, entre outros itens, contribuindo com a melhoria da infraestrutura dos parques municipais.

O projeto tem a parceria com alguns artistas, entre eles está Hugo França, conhecido por suas esculturas em madeira, que vem reaproveitando esse material na criação de mobiliários ecológicos, como os bancos e brinquedos no Parque do Ibirapuera. Ele  incorpora  ao máximo as referências da árvore, que através de um processo relativamente simples, esculpe as peças utilizando motosserra criando formas orgânicas.

Além do Parque do Ibirapuera os trabalhos de Hugo França podem ser encontrados em outros pontos da capital paulista, como no Parque Burle Marx, Largo do Arouche e no Largo da Batata.

Hugo França na sua obra no Parque Burle Max – Foto / hugofranca.com.br
Hugo França na sua obra no Parque Burle Max – Foto / hugofranca.com.br

Segundo o artista: “A princípio, qualquer espécie pode ser aproveitada nesse trabalho. Após ser coletado, o resíduo deve passar por triagem, descartando apenas a madeira que está em nível avançado de decomposição”.

Com dois endereços um na Vila Olímpia em São Paulo e outro em Trancoso na Bahia,  o atelier Hugo França (@atelierhugofranca) tem como princípio transformar troncos, raízes e partes de árvores que geralmente são rejeitados, está matéria-prima é estocada para posteriormente ser escolhida por ele em função de sua textura e forma orgânica, para projetos variados.

O processo criativo do artista vem desse diálogo com a matéria-prima, e ele desenha diretamente na madeira seguindo os caminhos que foram criados pela natureza. Na produção das peças, ele ressignifica o uso do motosserra, esculpindo troncos e raízes, dando às obras um conteúdo sustentável e escultórico.

Móveis do atelier Hugo França – Foto / hugofranca.com.br
Móveis do atelier Hugo França – Foto / hugofranca.com.br

Em seu atelier também produz móveis dentro da mesma proposta de utilizar partes de árvores, como matéria prima para criar peças de extrema beleza e criatividade.

Fotos – https://www.hugofranca.com.br/

Iniciar conversa
💬 Podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?