Mofo

É nos períodos de chuvas que a umidade cria um ambiente ideal para o mofo se instalar. Saiba como evitar e eliminar o mofo nos seus móveis de madeira.

O mofo é uma espécie de fungo, decompositor de matéria orgânica que se instala em ambientes com potencial fonte de alimento e com ambientes propícios para sua procriação. Se alimentam da madeira dos móveis, causando um mau cheiro, podendo ser o causador de reações alérgicas e doenças respiratórias. Ele aparece principalmente em guarda-roupas, armários de cozinha e paredes.

Infiltrações em paredes próximas aos móveis, ambientes pouco arejados e falta de luz natural, podem ser as causa do aparecimento do mofo. Se não forem removidos a madeira pode apodrecer, dificultando a restauração do móvel.

As medidas preventivas mais eficazes são, uma limpeza periódica e a eliminação da umidade. Verifique sempre se não existe a formação de mofo nos ambientes, principalmente nos locais menos arejados, goteiras e infiltrações devem ser consertadas o mais rápido possível. Produtos anti mofo são facilmente encontrados, eles retiram a umidade de locais fechados como os armários.

O mofo pode afetar a madeira tanto em áreas internas quanto externas. Para preservar a estrutura dos seus móveis, é preciso tirar mofo da madeira sem prejudicá-la. Aumentar a temperatura e a circulação de ar no ambiente, deixar o ar circular abrindo as janelas e utilizar o secador de cabelo antes de limpar os locais mofados, ajuda a eliminar o mofo.

É simples fazer a limpeza do mofo nas superfícies de madeira, em um balde d’água, misture 8 a 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 litro d’água, molhe uma escova de cerdas macias na solução e esfregue na área afetada pelo mofo, depois deixe o móvel secar completamente em um local ventilado, caso não seja possível utilize um ventilador.

O vinagre é uma solução de ácido acético, que também é muito eficiente para eliminar o mofo. Misture o vinagre branco com um pouco de água morna e limpe os móveis mofados com essa mistura.