Mudança Climática

As árvores são consideradas essenciais no combate ao aquecimento global e mudanças climáticas.

 

Plante um árvore. Foto Pexels - Ara Jameson
Plante um árvore. Foto Pexels – Ara Jameson

 

Dia 16 de março é o Dia Nacional de Conscientização sobre as mudanças climáticas, hoje cientificamente é constatado o aumento da temperatura média da Terra nos últimos anos, causando à elevação do nível do mar, derretimento de geleiras, intensificação de tempestades, dos períodos chuvosos e de secas.

Os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas são os gases de efeito estufa, emitidos principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento. No Brasil, a maior parte das emissões de gases emitidos na atmosfera é causada pelo desmatamento.

 

As árvores são consideradas essenciais no combate ao aquecimento global e mudanças climáticas, principalmente pela sua capacidade de absorver o dióxido de carbono e armazenar o carbono, no processo de fotossíntese, onde ele é acumulado nas folhas, troncos e galhos, auxiliando o crescimento. Levando-se em conta que uma árvore tenha uma vida de mais ou menos 40 anos, ela pode sequestrar aproximadamente 667 quilos durante esse tempo.

 

É por isso que o plantio de árvores surgiu como uma forma de contrabalancear emissões de carbono, e aumentar a produção de mudas, garantindo seu crescimento, é um ponto fundamental. Viveiros no Brasil produzem atualmente 1,3 bilhão de mudas por ano, mas para suprir a demanda das árvores colhidas por empresas de extração de madeira, perdidas em incêndios florestais e para o reflorestamento, seriam necessários mais 1,7 bilhão de mudas por ano.  O Estados Unidos, para atingir os seus esforços de reflorestamento e ajudarem a combater as mudanças climáticas, precisarão aumentar sua produção mais do que o dobro dos números atuais. 

 

Nas cidades, as árvores estão fazendo um papel muito maior que puramente estético, elas minimizam o efeito das ilhas de calor urbana, normalizam os microclimas, fornecendo sombra, e ajudando a evitar inundações repentinas.

Além de plantar ou cuidar de uma árvore, existe outras formas de ajudar a combater os efeitos das mudanças climáticas e o aquecimento global. Utilizar os recursos naturais com responsabilidade, apoiar iniciativas de carbono neutro, priorizar atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, e reduzir o consumo de combustíveis fósseis, estão entre elas.