Quem não tem aquele belo móvel de madeira que adora? E de repente aparece aquele risco indesejado, que além de prejudicar a beleza da peça, também pode comprometer a durabilidade dela, principalmente em áreas que tem muito contato, como mesas e aparadores, onde diversos materiais podem danificar a superfície dela.
Se o dano é muito grave, é melhor procurar um profissional para restaurar o móvel. Mas dependendo do dano, sempre tem um jeitinho de recupera-lo. Existem diversas formas, tudo vai depender do tipo de dano: marcas do tempo, arranhões ou manchas.
Se é um risco superficial, você pode aplicar água quente com uma espécie de boneca, feita com uma pequena bola de algodão ou pano, dentro de um pano macio com um nó na ponta para que fique firme, e com muito cuidado, aplique sobre a superfície riscada sem deixar a água esfriar, até a marcar desaparecer. O calor da água vai amolecer o verniz e suavizar a marca. Não deixe escorrer para outros pontos da madeira pois pode manchar. Se for necessário deixe secar por aproximadamente 12 horas, passe uma lixa bem fina para nivelar e dê o acabamento com verniz respeitando o tom do móvel.
Pequenos riscos também podem ser disfarçados com café ou chá preto. Acrescente em um recipiente com água quente, um sachê de chá preto forte ou um pouco de café solúvel, depois aplique com um cotonete com força. Os compostos naturais do café ou chá preto vão agir como um espécie de tinta natural, escurecendo a área afetada. No caso de madeiras mais escuras passe sobre o risco um cotonete saturado com iodo, que ao secar vai adquirir um marrom escuro, tomando cuidado para não espalhar sobre o restante da madeira e mancha-la.
No caso de inconsistência do verniz faça uma pasta misturando pedra-pomes com óleo mineral aplique no local danificado e depois passe cuidadosamente uma lã de aço fina.
No caso de danos mais profundos, é importante restaurar o mais rápido possível, retirando o verniz do local marcado, com o mesmo tipo de boneca que citamos acima. Depois preencha o dano com cera para madeira (você vai encontrar em lojas de móveis e materiais de construção), escolha o mesmo tom do móvel ou misture tons até ficar o mais próximo possível. Depois de seca passe uma lixa de grão fino (600 ou superior), para deixar a superfície uniforme, passando o dedo levemente pelo local você vai sentir as diferenças de texturas. A cera vai selar a marca e proteger da umidade. Cera de abelha também pode ser utilizada para este tipo de reparo, nivelando ela com um paninho seco.
Existe a opção de kits de reparadores, que contem com uma caneta que corrige fissuras e pequenos riscos, com opções de cores, deixando um bom acabamento de uma maneira mais prática.
Riscos feitos com caneta ou lápis podem ser removidos utilizando pasta de dente com o auxílio de um pano umedecido com água.