Os benefícios da iluminação natural nos ambientes internos

Os benefícios da iluminação natural nos ambientes internos
Os benefícios da iluminação natural nos ambientes internos

A iluminação natural vem ganhando relevância na arquitetura, devido ao foco na economia de energia, isso pode reduzir a energia usada para iluminação elétrica em 20% a 60%. Projetada de maneira eficiênte proporciona claridade nos ambientes, evitando a entrada direta dos raios solares.

Um ambiente interno, deve usar a luz natural como fonte primária, para sua iluminação durante o dia. Para que isso ocorra com eficiência, é preciso analisar com atenção a posição do sol em relação ao terreno (nascente e poente), e definir quais os ambientes que vão necessitar de maior incidência de luz natural, para depois projetar ambientes que explorem da melhor forma a incidência desta luz  em relação  ao design e a instalação de móveis e aparelhos.

Um projeto eficiente leva em conta o bem estar dos ocupantes, tanto em ambientes residenciais como comerciais. A  iluminação natural nos projetos arquitetônicos e de design  de interiores, possuem um papel importante na criação de ambientes  acolhedores e mais saudáveis.

O bom uso da iluminação natural valoriza os ambientes, entregando uma sensação de espaços maiores, podendo criar efeitos sedutores através do ajuste da entrada de luz externa.

Outro benefício da luz natural é a prevenção de fungos, que tem como consequência ambientes com cheiro desagradável, podendo causar alergias. A exposição a luz solar estimula a produção de vitamina D no organismo humano, que trazem uma série de benefícios a saúde, como a melhora do bem estar psicológico e do humor. Devido a melatonina presente na luz solar aumenta o nível de energia, diminuindo a taxa de doenças relacionadas ao estresse, prevenindo o transtorno afetivo sazonal e melhorando a qualidade do sono.

Desobstruir as janelas para uma melhor incidência da luz solar e o uso de espelhos em locais estrategicamente colocados, são soluções eficientes e simples para ambientes já existentes. Evitar nestes ambientes cores escuras e se utilizar de acabamentos brilhantes, como a laca nas paredes, teto e acabamentos claros nos pisos, podem ajudar a refletir a luz, e tornar os ambientes mais acolhedores.

Executar projetos levando em conta a incidência da luz solar, é uma garantia de sucesso ao entregar ambientes requintados e prazerosos.