Qual é a durabilidade do MDF?

 

Armário de cozinha em MDF Ultra, resistente a umidade. Laminado branco original de fabrica e MDF Ultra natural com revestimento de Fórmica padrão madeirado Teka Italy. Foto Pexels / Max Rahubovskiy
Armário de cozinha em MDF Ultra, resistente a umidade. Laminado branco original de fabrica e MDF Ultra natural com revestimento de Fórmica padrão madeirado Teka Italy. Foto Pexels / Max Rahubovskiy

 

O MDF surgiu como alternativa a madeira aglomerada em 1997, o significado de sua sigla é Medium Density Fiberboard (em português placa de fibra de média densidade). Por ter uma grande versatilidade foi logo incorporado na construção de móveis, objetos de decoração e acabamentos na arquitetura e design de interiores.

Sua composição é feita com uma mistura de fibras de madeira prensadas, resinas sintéticas e aditivos, que passam por um processo de aglutinação, estas chapas são coladas na  resina e fixadas à pressão.

As placas de MDF são totalmente homogêneas, sem apresentar nódulos em seu interior, sendo um material, leve e resistente, fácil de manusear e transportar, com uma ótima durabilidade, que em condições ideais pode durar décadas.

O MDF é encontrado no mercado tanto com a superfície in natura, como revestido com fórmica, lâminas de PVC, papéis decorativos como o finish foil (FF), baixa pressão (BP) e a alta pressão (AP), com níveis diferentes de resistência, onde o AP protege mais a peça contra a umidade, impactos, altas temperaturas e abrasão.

O MDF possui menor resistência à água do que algumas madeiras maciças, podendo em locais de grande umidade. Em um processo conhecido com acetilação patenteado, resistente à umidade por possuir fios de madeira compactados, unidos por meio de resinas resistentes à água, podendo ser utilizados em ambientes com pouca umidade como cozinhas e banheiros, salvo locais com vazamentos onde a água aja diretamente sobre ele. Para garantir uma maior durabilidade nestes ambientes precisam de um revestimento adequado em todas as faces e bordas de seus componentes.

 

Closet em MDF laminado cor sólida Areia. Foto Pexels / Vika Glitter
Closet em MDF laminado cor sólida Areia. Foto Pexels / Vika Glitter

 

É recomendado para o uso em ambientes internos e não é recomendado para o uso em áreas externas, que fiquem a exposição de sol, chuva e vento, podendo abalar sua estrutura e diminuir sua vida útil.

Existem MDFS específicos para áreas úmidas, como o MDF Hidrófugo Arauco, que tem em sua composição um mix de resinas especiais que inibem o inchamento do substrato, tornando-o mais resistente a umidade.

O MDF não recebe nenhum tratamento para evitar pragas, são prensados em altas temperaturas que podem chegar a 200º C que eliminam qualquer inseto no processo de produção inclusive o cupim, mas este efeito não é prolongado e é recomendada a dedetização local, para que não haja problemas como com a maioria dos materiais.

O MDF resistente ao fogo possui em sua composição uma resina a base de halogênicas, sais inorgânicos com grandes quantidades de cloro e iodo, muito utilizado em projetos industriais, hospitalares e em ambientes com alta possibilidade de propagação de chamas, como próximos a equipamentos que aquecem muito, como motores a combustão e geradores.