Quarto de Criança

Tá na hora de planejar o espaço dos pequenos?

Quarto de Criaça

As crianças crescem e as suas necessidades mudam com o tempo, portanto ao montar o quarto deles leve isto em conta. A partir dos 2 anos o seu bebê passa a ser uma criança, depois dos 10 anos já é considerado um adolescente. É preciso planejar o espaço deles de uma forma que acompanhe o seu crescimento, sem precisar ficar mudando sempre todo o ambiente.

Uma bancada feita para ser um trocador, pode virar uma bancada de estudo, o berço uma cama com grades. É preciso definir a localização dos principais itens de decoração, como a cama e a mesa de estudo, mesmo que estes itens demorem para serem montados no quarto. Por isso,  o projeto de marcenaria é fundamental para se ter um melhor aproveitamento de espaço durante o crescimento da criança.

As cores são muito importantes no desenvolvimento de uma criança, principalmente para os bebês, que durante o seu desenvolvimento precisam de estímulos visuais, as cores primárias e brilhantes incentivam o olhar delas nos objetos em movimento, ajudam elas a concentrar o olhar. A padronização do quarto relacionadas ao sexo da criança está deixando de ser uma tendência, para dar lugar a ambientes neutros, coloridos e diferenciados. Lembrando que o quarto da criança não precisa ser colorido, as cores podem ficar por conta dos brinquedos.

Ao se aproximar da adolescência os tons neutros, são uma boa opção,  evite móveis e marcenaria coloridas, deixe a mudança das cores para as paredes e objetos de decoração, e monte um ambiente que dure mais e que seja econômico .

Prateleiras são uma boa opção como áreas de armazenamento, podem ser utilizadas em espaços perdidos, como em cima da cama, e ao contrário de móveis mais robustos como um guarda roupa, não fazem o ambiente parecer menor. A necessidade de guarda roupas maiores vão aparecer conforme a criança vai crescendo.

Quarto de Criança

Aproveite também  os espaços em baixo da cama com gavetas, baú box ou até uma bicama para receber os amiguinhos. Cestos e caixas de madeira são uma outra opção para guardar objetos e brinquedos, principalmente para os pequenos. Procure deixar tudo numa altura compatível com a idade da criança, dando mais independência para elas explorarem seus objetos sozinhas.

Para facilitar a organização, defina os espaços no cômodo, o cantinho do estudo, o dos brinquedos, da leitura, da arrumação e da roupa suja.

O quarto de uma criança deve ser seguro e de fácil manutenção, afinal elas são boas para bagunçar, riscar e sujar. Opte por materiais laváveis de fácil limpeza. Priorize os materiais antialérgicos que acumulem menos pó e sujeira, coloque tampões nas tomadas dos pequenos e verifique a procedência dos móveis, brinquedos e objetos de decoração, se elas estão dentro das normas de regulamentação. Estas são providências básicas para montar om ambiente seguro.

Para finalizar deixe as crianças participarem das ideias para a decoração do quarto, quando maiores, afinal é o espaço dela, é onde ela deve se identificar se sentir bem a vontade.