Tudo indica que, após a pandemia do covid-19, o home office chegou para ficar. E a vontade de adaptar os ambientes, para aproveitar melhor o espaço em casa, também. Essa necessidade de adequações nos ambientes se refletiu em todos cantos do lar. Detalhes que eram despercebidos hoje passaram a incomodar e a otimização do espaço ganhou maior relevância.
Com a mudança da dinâmica no lar, veio a necessidade de espaços mais agradáveis e polivalentes, adaptados as prioridades dos seus moradores. Uma nova tendência passa a ter grande importância na distribuição dos móveis e no planejamento dos espaços: a multifuncionalidade.
Áreas multidisciplinares foram criadas. Aquele canto da casa esquecido passou a ter uma função e ambientes com uso específico muitas vezes passaram a não funcionar mais. Um quarto de visitas pode ser também um escritório, uma área de estudos ou uma sala de tv. Com finalidades diversas os ambientes multifuncionais também precisam ser organizados, práticos e confortáveis.
O principal objetivo da arquitetura multifuncional é otimizar e integrar os ambientes, adaptando o espaço a todas as funções desejadas, com o favorecimento da circulação, da iluminação e da comunicação entre os cômodos.
As necessidades do dia a dia do morador devem ser bem definidas, para um melhor aproveitamento das áreas disponíveis. Para quem passa parte do dia trabalhando em casa e precisa de privacidade, uma opção é unir o dormitório e o escritório no mesmo ambiente, ou modificar o que é um pequeno quarto da área de serviço numa área de trabalho, podendo mudar até o seu acesso dependendo da planta do imóvel.
Espaços podem ser interligados, criando ambientes mais amplos onde as pessoas possam interagir melhor. Para quem gosta de receber visitas, uma opção é unir a cozinha à sala de jantar. A varanda pode ser integrada à sala ou se transformar em um canto de trabalho. Com diferentes revestimentos e cores, você pode organizar e delimitar os espaços, propiciando uma sensação de continuidade e amplitude, e a iluminação pode ressaltar áreas específicas.
Para delimitar os ambientes e facilitar a circulação, são necessários móveis versáteis e práticos, que conversem entre si e que alguns tenham várias funções ao mesmo tempo, como os sofás-camas e móveis embutidos ou dobráveis. Nas áreas desocupadas, nichos, prateleiras e armários podem ser uma boa solução.
Consulte a Marcenaria Ensaios e Modelos na hora de planejar e executar os ambientes multifuncionais na sua residência. Possuímos mais de 30 anos atendendo projetos residenciais, sob o comando do arquiteto Fernando Villaça.