
O Design Biofílico valoriza os elementos vivos nos projetos de arquitetura e design de ambientes, o termo biofílico vem de biofilia, que significa amor à vida ou aos sistemas vivos.
A maior parte da nossa evolução como espécie se deu em ambientes selvagens como florestas, e grande parte da nossa escalada evolutiva é uma resposta adaptativa ao mundo natural, o desenvolvimento das nossas funções corporais como ouvir, correr, enxergar e perceber o espaço surgiu do contato direto com a natureza.
O ser humano passa a maior parte do seu tempo em ambientes construídos, a proposta do Design Biofílico é conecta-los com elementos naturais dentro de ambientes projetados, satisfazendo a necessidade de nos associar à natureza. Em um mundo urbano e tecnológico, esta conexão está se perdendo e o Design Biofílico tem o objetivo de resgata-la.
O Design Biofílico uni o melhor da arquitetura moderna aos recursos que a natureza entrega, proporcionando o aumento de bem-estar psíquico e físico das pessoas que interagem com estes espaços, reduzindo o estresse, aumentando a criatividade, concentração e a produtividade. Por isso muitas empresas vem criando um espaço para descanso, que permita aos funcionários recuperarem as energias e voltarem renovados ao trabalho.
O Design Biofílico utiliza-se de elementos naturais para trazer melhorias na qualidade de vida das pessoas e dos ambientes construídos, sejam eles públicos, comerciais, residenciais, shopping centers ou escolas. Compreende uma experiência direta com a natureza, como a presença de luz, plantas, água, ar, animais e paisagens, ou uma experiência indireta com a inclusão de imagens que fazem referência ao meio ambiente como paletas de cores baseadas em paisagens naturais.
Alguns edifícios oferecem acesso e vista para natureza, outros não, nestes casos projetar espaços como pátios com árvores, vão fornecer aos ocupantes vistas agradáveis e acesso à natureza. Janelas, portas de correr que se abrem para áreas externas, ajudam a promover uma troca de ar saudável e permitir que a luz natural difusa entre nos espaços interiores. Plantas internas estrategicamente posicionadas e fontes de água vão mascarar sons indesejados.
Fachadas verde, Jardins verticais ou paredes verdes compostas de plantas, ajudam a reduzir o efeito de ilha de calor urbano, telhados verdes atuam como um fator de resfriamento, e em clima mais frio fornecem maior isolamento resultando em menor demanda de aquecimento.
Os acabamentos são outros aliados para nos conectar com a natureza, como cores de pintura natural, murais cênicos, padrões de carpete, ou elementos em madeira natural.